A verdade é que os pelos encravados na pele nos causa um grande incômodo, não é mesmo? O pelo encravado é um filho que nasce sem força e acaba ficando no folículo enrolado. Dessa forma, a pele fica com aparência mais inchada, avermelhada, e com a impressão de inflamado, ou seja, a região local inflamada. E homens e mulheres se perguntam, afinal como remover pelos encravados sem danificar a pele? Já que incômoda um pouco e esteticamente é feio.
Gostou do nosso post? Nos acompanhe nas redes sociais Instagram e YouTube
Os pelos encravados podem aparecer em diversas regiões do corpo, inclusive nas nádegas (bumbum), virilha, barba, axilas, costas e até mesmo os seios.
Geralmente, quando apostamos na lâmina o pelo vai ficando cada vez mais grosso, então o ideal é você procurar por um profissional para remover o pelo por completo para não marcar a região já que muitas pessoas no verão usam roupas de banho.
As manchas provenientes do pelo encravado são desconfortáveis no dia a dia e isso acaba acontecendo quando a pessoa se depila com muita frequência.
Muitos fatores desencadeiam esse problema, inclusive usar calças e roupas apertadas que não deixam a pele respirar.
Para tratar o problema o ideal é procurar por um dermatologista, no entanto, não se trata necessariamente de um problema de saúde, pois o próprio corpo ajuda a expulsar a inflamação.
Principais causas dos pelos encravados
Segundo os dermatologistas, pessoas com excesso de oleosidade na pele, roupas muito apertadas e a remoção dos pelos inadequados são as causas mais comuns que podem ocorrer pelo encravado.
Contudo, vale ressaltar que a frequência e muita quantidade de pelo encravado é um sinal de que a pele está com problema estético e pode apresentar um problema para saúde chamado foliculite, nesses casos a melhor orientação é a pessoa procurar por um médico.
Confira também: Tônico facial o melhor de 2021
Dicas para evitar o pelo encravado
- Fazer uma esfoliação na região com bucha vegetal na hora do banho ajuda a amenizar o problema, pois ajuda a remover células mortas na pele.
- Após higienizar a área procure hidratá-la com hidratantes à base de ureia, ácido salicílico, e entre outros hidratantes.
- Usar também na região loção adstringente ajuda para evitar infecção no local.
- Evite usar roupas muito apertadas como calça jeans, etc.
- Utilize se for necessário pinça para remover pelos encravados.
- Evite o uso de lâmina;
Melhores mega hair que não agridem o cabelo
Como tirar os pelos encravados sem machucar a pele
- Como mencionamos acima, utilize pinça, porém esterilize antes para não acarretar nenhum tipo de problema.
- De quando em quando faça esfoliação na região com produtos que acalme, por exemplo, o mel com o açúcar, açúcar com azeite, etc.
- A depilação a laser também é um método muito eficaz para acabar com os pelos encravados. A luz pulsada na região com pelos vai atingindo o folículo piloso que impede o crescimento de um novo pelo ou um pelo menos grosso.
Os 12 maiores erros na hora de fazer chapinha
A depilação a seco pode ocorrer queimaduras e irritação na região, por isso evite usar a lâmina. Essas dicas acima, vai ajudar a remover pelos encravados, sendo o melhor caminho para prevenir esse mal.
A depilação a laser é um ótimo caminho para combater esse problema. Dói, porém com umas três sessões já é possível acompanhar o resultado e você vai notar também a mudança na espessura do pelo.
Ainda está com dúvidas? Confira esse vídeo abaixo sobre como remover pelos encravados sem manchar a pele.