Guia de decoração para apartamentos compactos

Guia de decoração para apartamentos compactos

Posted by

Há uma tendência cada vez maior por prédios com apartamentos pequenos, contudo para facilitar a sua vida preparamos um guia de decoração para apartamentos compactos, com dicas super uteis para você aproveitar todo o espaço do seu apartamento. Confira só!

Veja também: Dicas de como deixar sua casa moderna com pouco investimento

Guia de decoração para apartamentos compactos

Decoração para apartamentos compactos

A decoração é algo que caracteriza um ambiente, seja o espaço grande ou pequeno, existem ideias para decorar, soluções de aproveitamento de espaço que deixam o ambiente mais sofisticado, por isso confira truques para ambientes pequenos parecerem maiores ao longo do post.

Decoração para apartamentos compactos

Dicas de como aproveitar ao máximo seu espaço

Qualquer pessoa que enfrenta a decoração de um pequeno apartamento luta com os truísmos associados ao design de pequenos espaços: mantenha-o simples; quartos organizados parecem maiores; muita personalidade rapidamente se torna uma bagunça.

Sim, pequenos espaços podem apresentar alguns desafios de decoração (especialmente quando você adora coisas!), mas uma pegada minúscula não significa que você tenha que sacrificar todo o senso de estilo.

Existem muitas maneiras inteligentes de embalar muita personalidade na decoração para apartamentos compactos, e é por isso que trouxemos à tona algumas ideias excelentes para isso. Aqui estão algumas das suas melhores dicas para tirar o máximo proveito do seu apartamento em Copacabana .

Dicas de como aproveitar ao máximo seu espaço

1. Vá com tudo nos revestimentos de parede

Um pequeno espaço é o lugar perfeito para criar grande impacto. Experimente um revestimento de parede exclusivo em cada parede, até mesmo no teto, para tornar um pequeno espaço ainda mais especial.

Um exemplo é cobrir as paredes com treliça de jardim para dar um toque de ar livre ao ambiente.

2. Use armazenamento flexível

Ao viver em um espaço pequeno, o armazenamento flexível é fundamental. Inclua um grande armário de armazenamento com prateleiras ajustáveis ​​que podem ser usadas para várias funções, como um armário de mídia, armário de bar, armazenamento de artesanato ou para guardar livros e decoração.

3. Escolha móveis maiores para criar a ilusão de espaço

Vá grande com móveis. Em vez de preencher um pequeno espaço com várias peças de móveis pequenos, use peças funcionais maiores. Selecionar móveis maiores (mas proporcionais) em um espaço pequeno pode realmente fazer com que pareça maior.

4. Dê a si mesmo uma base neutra

Use um ponto de partida neutro para ajudar a reunir uma mistura eclética de decoração.

Comece com uma base neutra e uma tela em branco – como paredes brancas brilhantes e tapetes de fibra natural – como a base para a criação de um espaço coeso com cores e padrões.

Paredes brancas e um tapete neutro podem ajudar peças mais ocupadas – como um papel de parede folhoso e um banco com estampa de animais – a brilhar.

5. Aproveite o espaço vertical

Mesmo quando o espaço é apertado, como no kitnet à venda que você deseja, as paredes podem oferecer muito espaço para decorar. Ao trabalhar em um espaço pequeno, é importante também maximizar o espaço do seu piso.

Home office modernos e descontraídos: Confira 4 inspirações

Portanto, usar listras na vertical é sempre uma ótima ideia ao tentar trazer aquele efeito de “uau”. Uma parede com listras verticais a preto e branco é uma boa maneira de se fazer isso.

6. Engane os olhos com cortinas

Uma dica fácil para deixar seu quarto mais bonito é montar cortinas mais altas do que suas janelas e perto da linha do teto — isso ajuda a chamar a atenção e pode fazer um espaço parecer mais alto.

7. Faça os espelhos trabalharem para você

Esse é um truque especialmente bom para salas que não têm muitas janelas. A sugestão é colocar espelhos pendurados para fazer um pequeno espaço parecer mais brilhante e maior.

Como os pequenos espaços raramente têm várias janelas, a recomendação é pela instalação de um grande espelho para iluminar o ambiente.

Pendure o espelho em uma parede em branco e trate-o como uma janela instalando painéis de cortina logo abaixo da moldura da coroa. Isso vai abrir instantaneamente o seu espaço e dar a ilusão de tetos mais altos.

Guia de decoração para apartamentos compactos

8. Escolha móveis multifuncionais

Invista em móveis que possam cumprir uma função dupla. Por exemplo, uma mesa que também pode funcionar como uma penteadeira não só economizará espaço, mas fornecerá armazenamento extra para os itens menores que tendem a criar desordem.

Guia de decoração para apartamentos compactos

9. Crie zonas separadas com tapetes

Outro truque é colocar seus tapetes em camadas para definir áreas em um pequeno espaço. Escolha um tapete neutro grande e mais atemporal para a base e, em seguida, cubra com um tapete menor e contrastante na lateral para fazer uma zona separada.

10. Use uma paleta de cores consolidada para ajudar a unir tudo

Mantenha a paleta de cores do seu quarto pequena. Use uma paleta com no máximo quatro cores. Adicione dimensão usando vários tons de cores. Mantenha todos os outros itens fora de vista em um belo armário. Isso ajudará a deixar o cômodo mais coeso.

Guia de decoração para apartamentos compactos

Revestimento para banheiros: conheça as opções

11. Adicione sobrecarga de textura

Um ‘lustre’ de grama dos pampas é uma ótima maneira de adicionar textura e cores sutis ao seu espaço, especialmente se o seu quarto não for equipado para iluminação superior.

12. Falsifique uma mesa lateral

Para uma solução que economiza espaço e também é bonita, recomendamos fazer a sua própria mesa lateral com um material surpreendente – livros!

Tente criar uma ‘mesa lateral’ barata com uma pilha de livros. Essa mudança não apenas oferece armazenamento extra, mas sua última leitura pode estar sempre pronta – bem no topo da pilha!

13. Uma solução econômica, construa seu próprio tapete

Em vez de gastar com um grande tapete caro, coloque dois ou três tapetes menores juntos. Use fita de costura de carpete para prendê-los juntos. Tão fácil!

Guia de decoração para apartamentos compactos

Como decorar pequenos espaços ao alugar um apartamento

Pequenas unidades de aluguel como um apartamento com 1 quarto têm suas vantagens – aluguel mais baixo, menos para limpar e, às vezes, uma localização melhor. Mas descobrir como decorar um pequeno espaço pode ser assustador.

modern  living interior design. - decoração para apartamentos pequenos imagens e fotografias de stock

Entre decidir onde colocar os móveis e espaço de armazenamento limitado (ou nenhum), é útil ter algumas noções básicas de decoração em mãos antes de começar.

Uma vez que é fácil ficar confuso, a recomendação é manter a ideia de “zonas” em mente ao planejar o design em sua sala de estar – especialmente se for pequena, sem quartos ou espaços claramente definidos.

As zonas podem ajudá-lo a definir cada seção de sua casa (como a zona de estar, sala de jantar, zona de entrada, etc.) e ajudar a orientar seu método de design.

Depois de identificar as suas zonas, você pode começar a tomar decisões sobre o que vai acontecer nelas. A área de estar principal da sua casa é um bom lugar para começar.

Um piso ou superfícies desordenadas podem fazer uma sala pequena parecer ainda menor e o armazenamento ineficiente ocupa espaço que você não tem.

O armazenamento vertical fechado para pessoas que trabalham com um espaço pequeno permite maior flexibilidade de armazenamento e esconde tudo o que essas pessoas não querem exibir.

O armazenamento vertical funciona particularmente bem em pequenos espaços residenciais, na forma de estantes abertas ou fechadas (ou uma mistura) que se integram na parede e são polivalentes.

Esteja atento aos sprinklers de incêndio em sua unidade ao montar seu armazenamento vertical. Deixe cerca de 30 centímetros de espaço entre os sprinklers e qualquer mobília ou estrutura durante a decoração.

Gostou deste artigo sobre decoração para apartamentos compactos? Não esqueça de seguir-nos nas nossas redes sociais para outras informações!

Confira também:

Tendências de decoração para 2022

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *