Como acabar com as estrias: Mitos e verdades

 Hoje venho esclarecer um assunto muito importante sobre como acabar com as estrias, mitos e verdades sobre o assunto, os tratamentos para tratar o problema e a prevenção.

A nossa pele é formada por camadas, o colágeno e a elastina (elasticidade e tonicidade da pele ) fazem parte dela. A estria é o esticamento, ou rompimento dessa camada, das fibras elásticas que fazem parte de nossa pele. As estrias podem surgir em homens e mulheres, tanto na fase da adolescência quanto na fase adulta. As estrias podem surgir de várias formas e em vários lugares do corpo. Confira o post até o final  sobre como acabar com as estrias, mitos e verdades sobre esse mal.

Veja também:

Receita caseira contra estrias

Estria na gravidez

CONHEÇA MITOS E VERDADES SOBRE AS TEMIDAS ESTRIAS:

Mitos sobre estrias

Um assunto muito abordado por homens e mulheres é sobre como acabar com as estrias, mitos e verdades sobre o assunto.

A pele se rompe, as bordas cicatrizam e pronto: a pele ganha uma marca que incomoda a todos, e principalmente as mulheres. E, para deixar a situação ainda pior, não existe um tratamento médico ou estético para acabar totalmente com elas.

A prevenção é a melhor forma de tratamento.

  • MITO OU VERDADE: ROUPAS JUSTAS DÃO ESTRIAS?

Mito. Roupas não podem romper as fibras da pele e causar estrias, assim como calcinhas de tira também não causam estrias.

  • BEBER MUITA ÁGUA EVITA O APARECIMENTO DE ESTRIAS

Parcialmente verdade. Apenas prevenir estrias com água pode não dar certo. Claro, hidratar o corpo é uma das medidas principais para acabar com as estrias  ou prevenir o aparecimento de estrias, mas existem outros tipos de ações preventivas que devem ser tomadas também.

  • ESTRIAS PIORAM NO INVERNO

Mito. A estação do ano não influencia no surgimento de estrias. Assim, temos a sensação de que as estrias pioram no inverno, pois a pele fica mais ressecada, mas não aparecem mais estrias.

  • QUANTO MAIS ESTRIAS NA GRAVIDEZ, MAIOR A CHANCE DE RUPTURA DA PELE NO PARTO NORMAL

Mito, As estrias são ocasionadas pela distorção da pele, enquanto a ruptura da pele no parto normal é ocasionada no músculo. Não existe relação de um problema com o outro.

  • MITO OU VERDADE: NÃO HÁ TRATAMENTO PARA CURAR AS ESTRIAS

Verdade. Tratamentos a laser ou peeling não eliminam as estrias, apenas as deixam menos visíveis. Então, a única solução, por enquanto, é prevenir o quanto antes e sempre.

  • AS ESTRIAS APARECEM QUANDO ENGORDAMOS OU CRESCEMOS

Verdade. Se você esticar um elástico além de seu limite máximo, ele se rompe. Assim, é exatamente o que ocorre com as fibras elásticas da pele. Assim, o crescimento é maior do que a pele pode suportar, surgindo as listras.

  •  A PREVENÇÃO, SAIBA COMO ACABAR COM AS ESTRIAS O QUANTO ANTES

Prevenção, É Verdade. É recomendada a prevenção ou orientações sobre como acabar com as estrias assim que souber da gravidez. Então, procure orientação médica assim que estiver ciente da gravidez, o médico é o responsável por toda orientação sobre como acabar com as estrias e prevenir o aparecimento das listrinhas.

  • MITO OU VERDADE: REFRIGERANTE CAUSA ESTRIA?

Mentira. Refrigerante pode contribuir com o aumento de peso, o que pode gerar o aparecimento das estrias. Mas não existe nenhuma ligação direta entre os dois.

  • ESTRIAS ESCURAS SÃO MAIS FÁCIES DE TRATAR

Verdade. Estrias escuras são cicatrizes que ainda não estão totalmente formadas (as fibras romperam e o vermelho indica que há sangue circulando fora dos vasos). Mas, é importante procurar um tratamento assim que elas apareçam, para acabar com as estrias.

COMO ACABAR COM AS ESTRIAS

Como acabar com as estrias? Hidratando e nutrindo a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas. Assim, a prática de exercícios físicos regularmente  e a preferência por alimentos saudáveis e beber em média 2 litros de água diariamente são tarefas fundamentais para evitar estrias.

O surgimento das estrias se da ao ganho de peso acelerado, no excesso de exercícios físicos, nas alterações hormonais, durante a gravidez e no ressecamento da pele. Esses são os principais motivos para o surgimento da estrias. As principais regiões do corpo onde as estrias surgem são: Quadris, mamas, coxas, axilas.

Agora você está ciente sobre como acabar com as estrias, mitos e verdades sobre esse mal.

Como acabar com as estrias avermelhadas?

Como acabar com as estrias avermelhadas ? No início as estrias são avermelhadas ou arroxeadas, e com o passar do tempo elas podem ficar brancas e em formatos de linhas (grandes ou não), e quase sempre apresentando uma pele enrugada e brilhante. Identificar a estria no seu início é algo muito importante, pois iniciar um tratamento de estrias logo no começo, faz com que qualquer tipo de tratamento seja mais eficaz.

Muita gente ainda não sabe como as estrias apareceram em seu corpo, como foi mencionado no inicio do artigo, a má alimentação e outros fatores, ajudam no surgimento das estrias no corpo, ai vem a famosa pergunta: Como evitar o surgimento das estrias? A melhor forma de se prevenir das estrias, é tendo uma vida saudável.

Procure fazer atividades físicas regulares, beba bastante água, mantenha a pele hidratada, evite ganhar massa muscular rapidamente, se alimente bem, não fume, evite exposição excessiva ao sol e etc, enfim , tenha uma vida saudável.

Alguns tratamentos estéticos estão disponíveis no mercado e ajudam como acabar com as estrias avermelhadas ou ao menos amenizar esse mal.

COMO ACABAR COM AS ESTRIAS NATURALMENTE

Como acabar com as estrias naturalmente ? O resultado é melhor em estrias recentes. A esfoliação serve para fazer a descamação da pele superficial, promovendo o crescimento de uma nova pele.

Outra forma de fazer a esfoliação é através de um aparelho que tem a função de lixar a pele com uma ponta de cristal ou diamante.

Ocorre a descamação da pele que recobre a estria, estimulando sua regeneração. Uma grande vantagem dessa técnica é que ela estimula também a produção da elastina, que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

O resultado da esfoliação é o aumento do estímulo para formação de colágeno e elastina, melhorando a qualidade da pele.

Existem várias técnicas eficientes sobre como acabar com as estrias, e a maioria dos médicos recomenda a utilização de pelo menos duas delas em combinação, pois assim os resultados são superiores aos conseguidos com técnicas isoladas.

Uma exceção é em alguns casos de estrias recentes, quando o uso de apenas  uma técnica pode ser eficaz. Além da esfoliação, outra forma de tratamento é a injeção de substâncias que estimulam a formação de uma nova pele – como o ácido glicólico, a vitamina C e outras.

A injeção é feita ao longo de toda a estria, com agulhas finíssimas, melhorando a circulação local e a produção de proteínas da pele. Consegue-se com isso como acabar com as estrias ou a redução da altura e da espessura das estrias. São necessárias várias sessões, e a aplicação pode ser dolorosa. Assim como nos casos anteriores, a exposição ao sol deve ser evitada.

A aplicação do laser também leva à redução dos vasos sanguíneos nas estrias, reduzindo sua coloração arroxeada ou rósea. Ela leva também ao aumento das proteínas na pele. São feitas várias sessões, com intervalo de 15 dias. Consegue-se assim uma alternativa de como acabar com as estrias ou atenuar bem a aparência.

Fonte:  G1

Então, gostou das dicas de como acabar com as estrias, mitos e verdades sobre o assunto?

Fique a vontade também para deixar seu comentário.

Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *